”Quando o assunto é uma droga”
O uso de drogas é um fenômeno mundial que precisa ser discutido. Uma das formas mais importantes de prevenir o uso de drogas é a informação. É preciso saber sobre os riscos do abuso dessas substâncias. Por alterar o nível de consciência, o uso pode levar a práticas arriscadas, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas e outros materiais que podem transmitir doenças como o HIV/AIDS e a hepatite. O uso de drogas lícitas ou ilícitas pode ampliar as vulnerabilidades pessoais. No trânsito, isso é um risco à sua vida e à dos outros. Atos violentos também podem decorrer do abuso de substâncias.
As drogas são classificadas em três categorias: as estimulantes, as depressivas e as perturbadoras das atividades mentais.
- Estimulantes ou Psicotrópicas: produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, mentafetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) e outras.
- Depressivas: diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e outros).
- Pertubadoras (Psicodistropticas ou alucinógenas): têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, Ecstasy e outros.
USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA.
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Os levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia esse uso. O uso de drogas varia de acordo com o sexo e, em meninos, esse uso aparece associado com mais freqüência à delinqüência.
Entre os fatores que desencadeiam o uso de drogas pelos adolescentes, os mais importantes são as emoções e os sentimentos associados a intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade exagerada e baixa auto-estima.
Indicamos para pesquisa os sites abaixo que trazem informações seguras sobre drogas:
http://www.mp.go.gov.br/drogadicao/htm/drg_art01.htm http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/cocaina.htm http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600009 http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário